domingo, 31 de maio de 2009

PARABÉNS CUIABÁ, PARABÉNS MATO GROSSO!

Como disse a imprensa, nao houve surpresa. A Cidade de Cuiabá e o Estado de Mato Grosso estão de parabéns pela conquista do direito de sediar uma das sub-sedes da Copa do Mundo-2014.

Não foi surpresa pelo trabalho que realizaram em prol do objetivo. Trabalho nao somente no campo político, de persuasão, de empenho junto a alta Direção da CBF e FIFA, mas trabalho realizado em conjunto Governo e Iniciativa Privada.

Cuiabá é uma Cidade com 500 mil habitantes. Campo Grande possui mais de 700 mil habitantes. No entanto, segundo o IBGE a capital mato-grossense possui um PIB muito superior a Campo Grande. Cuiabá é uma cidade quente e contaminada por "mosquitos" mas possui uma rede hoteleira superior em número e qualidade em relação a Campo Grande.

Cuiaba possui um Estádio para a pratica de futebol, construído na mesma época do nosso Morenão, aliás pelo mesmo Governador Pedro Pedrossian. No entanto, somente pelas fotos divulgadas pela imprensa, o que nos passa da imagem daquele Estádio é que está conservado e limpo, muito diferente do nosso sucateado Morenão.

Escreveu certa vez um pensador político francês, Charles Murrais, que quando se pensa que o Estado é tudo, o Estado não é mais nada. Aqui, diferente de lá, as autoridades queriam uma Copa do Mundo deles, para presentear a população. Em Cuiabá, a força da união entre Poder Público e Instituições Privadas foi a responsável pela conquista.

Exatamente como ocorre no futebol, onde ninguem pode jogar sozinho (são onze jogadores para fazer um time) e nem mesmo se pode jogar se nao houver time adversário!

Está na hora do aprendizado. Nem só pela força do marketing caminha a humanidade, que ninguém é bobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário