segunda-feira, 20 de julho de 2009

JÁ OUVIU FALAR DE VINHO ZEN?

Com este friozinho que vai e volta tomar vinho passar a fazer parte de nossas vidas. A revista ADEGA da Editora Inner (www.innereditora.com.br/) traz artigo sobre o "vinho ecológico".

Se ecologia tomou amplo significado com ramificações na ética, na ciência, na política, na teologia e até na filosofia, por que não iria interessar também na enologia?

O Editorial assinado por Marcelo Copello registra: "A produção de vinhos orgânicos, biológicos (ou ecológicos), biodinâmicos e naturais explodiu na última década. Mas, o que são esses produtos? Trata-se apenas de moda? Uma adesão superficial ao politicamente correto? Ou este movimento realmente tem uma base científica e filosófica?"

Na mesma revista Luiz Gastão Bolonhez responde com base em degustação de diferentes variedades que importante é quebrar o paradigma de que vinhos naturais não envelhecem.

Bem, por esta e por outras é que nomes como o Cantor Sting (o politicamente correto) e o ator Antônio Banderas estão entrando firmes na produção de vinhos, um na Itália outro no norte da Espanha.

Mas de qualquer modo não esqueça: "Para o vinho ter gosto de vinho, deve ser tomado com um amigo." (Proverbio Espanhol).

Nenhum comentário:

Postar um comentário