segunda-feira, 6 de julho de 2009

SALVADOR DO SUL/RS

É manhã de sábado. É deslumbrante a paisagem aqui de cima no Hotel Candeeiro da Serra onde nos hospedamos. Avistamos um horizonte de ondulações da serra gaúcha e la embaixo em dois blocos distintos a simpática Cidade de Salvador do Sul.

Estamos com a temperatura abaixo de 10º centígrados mas o sol que se anima transpassar a massa de ar frio nos tras algum conforto e motiva a nossa estada do lado de fora do Hotel, mateando um chimarrão de excelente qualidade, preparado pelo José Pereira, coordenador de políticas para a tradição gaúcha, do PMDB/RS.

E o que faz um coordenador de políticas tradicionalistas? Ele responde com seriedade e um semblante que parece emergir do mais longíquo tempo: - Cuida de manter viva a história deste Rio Grande dentro do Partido. E isto porque não podemos deixar os políticos se perderem com o imediatismo das causas que sufucam os melhores ideais do povo gaúcho. Ideais de trabalho, de liberdade.

Ronam Tito, o amigo de Ulysses Guimarães e de Tancredo Neves, concorda e dispara durante os debates: É preciso colocar dignidade dentro da cesta básica que o governo oferece. E dignidade é Trabalho.

O Presidente da Fundação Ulysses Guimarães/Nacional, Secretario Geral do PMDB/RS, Deputado Federal Eliseu Padilha, põe em debate a política partidária, a formação politica pelo sistema EAD, o Programa de Governo para o Rio Grande do Sul e a platéia se levanta em discussões as mais eloquentes e acertadas a começar pelo Deputado Federal Darcisio Perondi e pelo Tesoureiro do Diretório Estadual Rodolfo Rospide, sobre o plano de ação, sobre o partido, sobre a conduta exigida aos candidatos e eventualmente eleitos, sobre a necessidade da formação política aos filiados, sobre a nominata de Candidatos às eleições de 2.010.

É noite e nem vimos o dia passar tantos foram os debates dos quais participamos e os discursos que ouvimos: Secretário de Saúde/RS Osmar Terra (RS tem menos de 10% de taxa de mortanlidade infantil); Deputado Federal Darcisio Perondi, Coordenador da Frente Nacional de Saúde; Antonio Hohlfeldt, Presidente da FUG/RS e ex-vice-Governador; Ronan Tito, ex-Senador e ex-Presidente da FUG/Nacional; Deputado Alberto de Oliveira, ex-Chefe da Casa Civil do Governo Rigoto; Deputado Alceu Moreira, ex-presidente da AL; Giovani Feltes, ex-Presidente do PMDB/RS; Regina Perondi, secretaria do PMDB-Mulher /Nacionale as excelentes intervenções dos Presidentes dos orgaos auxiliares do Diretório Estadual: Movimento negro - Clóvis André, Pmdb-Mulher, Eunice; JPMDB - Gabriel Souza; PMDB Sócio-Ambiental - Cláduia Costa; PMDB-Segurança - Antonio França Sarti e tantos outros Coordenadores Regionais e Deputados e Prefeitos e vice-Prefeitos e vereadores. (Os debates em razão do tempo continuam no Domingo, por toda a manhã).

O Galpão anexo ao hotel está com o braseiro acesso e logo vem o cheiro da carne assada e o sabor é convidativo. O vinho é chileno acho porque o da casa acabou. A acordenona, o violão e o teclado começam a sonorizar o ambiente e o gaiteiro Sebastião se mostra um virtuoso. Entra em transe quando peço que toque mercedita. Gente boa da melhor qualidade esses músicos. A cantora, perfeitíssima. Os Deputados Alceu Moreira e Eliseu Padilha como cantores são impecáveis. E da-lhe Lupcinio Rodrigues, Roberto Carlos e música instrumental italiana e milonga... E dá-lhe piadas de salão de fazer chorar de rir. Os poemas são declamados com estilo. E a prosa engole a noite e a boa música envolve-nos até a madrugada.

Quem acha que evento político é coisa chata esta enganado. Digo sempre, ganha quem comparece e perdem os ausentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário