quarta-feira, 1 de julho de 2009

UMA CONSTITUIÇÃO A SER COPIADA

Os Hondurenhos que depuseram o Presidente Zelaya o fizeram porque este com ajuda do já conhecido ditador da Venezuela Hugo Chaves, queria violar a Constituição do país e por meio de plebiscito certamente que induzido, revogar a proibição de reeleição. Mas não é somente isto, os Hondurenhos em sua Constituição resgataram o antigo Ostracismo imposto a políticos depois de ocuparem cargos públicos: 10 anos de proibição de ocupar novos cargos. Isto para evitar a moda de ditadorzinhos que se perpetuam no poder assim que podem.

Segue o texto da Constituição de Honduras distribuído:

ARTICULO 239. El ciudadano que haya desempeñado la titularidad del Poder Ejecutivo no podrá ser Presidente o Vicepresidente de la República. El que quebrante esta disposición o proponga su reforma, así como aquellos que lo apoyen directa o indirectamente, cesarán de inmediato en el desempeño de sus respectivos cargos y quedarán inhabilitados por diez (10) años para el ejercicio de toda función pública.

Correta a atitude dos Democratas Hondurenhos. Voto não é apanágio para quem está no poder fazer o que quer. Voto impõe representação de acordo com a Lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário