quarta-feira, 15 de julho de 2009

VOTAR EM PARTIDO E NÃO MAIS EM CANDIDATOS

O Jornalista Merval Pereira em o Jornal O Globo (merval@globo.com.br) escreve artigo onde faz "A defesa da lista", ou seja, de que o aperfeiçoamento das Instituições irá acontecer se o eleitor votar no partido, que por sua vez apresentará ao eleitor uma lista de candidatos.

segundo ele "O eleitor, com a lista, ficará sabendo que tem responsabilidade de eleger um Babu se votar na legenda do partido que o abriga. Hoje, o eleitor não nota que seu voto pode estar elegendo um Babu".

Ainda: A proposta de reforma política que estará sendo discutida na Câmara (esta seguindo para o Senado) em sua gênese nos escândalos permanentes das campanhas eleitorais e na decisão do TSE de que o mandato legislativo pertence aos partidos políticos, e não aos eleitos, o que mudou complementamente a lógica do sistema até então em vigor. O objetivo da lista é exatamente dar maior peso aos partidos políticos na escolha dos candidatos, levando o eleitor a se preocupar mais com a legenda do que com o candidato individualmente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário