sexta-feira, 7 de agosto de 2009

ESTRESSE E DESÂNIMO COM O TRABALHO?

Voce conhece a Síndrome de Burnout? Eu não sabia do que se tratava. Hoje li um artigo interessante sobre comportamento e que fala de uma pesquisa recente realizada pela International Stress Management Association no Brasil conhecida por (ISMA) onde se conclui que 30% dos trabalhadores brasileiros sofre desse sintoma, já conhecido nos Estados Unidos desde 1974. Bournout resulta da junção de duas palavras do Inglês burn que quer dizer queima e out - exterior o que caracteriza um tipo de estresse ocupacional.
O trabalho que li publica uma tras referências sobre o assunto pela Psicóloga organizacional Mariana Patitucci Bacellar do CRP-08, que se refere ao estado de esgotamento emocional com reflexos no trabalho que realiza e que pode se estender para o ambiente pessoal.
O rítmo acelarado no trabalho como ocorre atualmente contribui para o desencadeamento do transtorno, levando às vezes, a pessoa a odiar o seu próprio trabalho e entrar em depressão.
Estão especialmente sujeitos a esse tipo de síndrome os profissionais que trabalham em contato direto com pessoas. Esclarece no entanto que existem tratamentos variados, sendo necessário em todo o caso, uma reorganização das atividades relacionadas ao trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário