sábado, 15 de agosto de 2009

PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO

Assisti a excelente palestra do Professor Doutor DIRCEU DE MELLO, Magnífico Reitor da PUC/SP, neste dia 14 de agosto de 2009, na Fundação Escola Superior do Ministério Público. Discorreu ele sobre o tema "Preconceito e Discriminação" para afirmar que a sociedade brasileiro e o mundo politicamente correto não pode mais se manter em conduta hipócrita de não reconhecer as diferenças e conviver com elas, seja em razão de raça, etnia, procedência nacional, religião entre tantas outras.
Para ele, preconceito é um termo genérico e que muitas vezes pode não ter consequência em relação ao outro. Discriminação é específico e atinge a dignidade da outra pessoa que se quer diminuir em razão da diferença.
O Professor Dirceu de Melo afirmou, inclusive, que a palavra raça, em breve será banida dos dicionários. Vivemos num mundo onde habita a raça humana. As diferenças estão nas etnias, cujas características fisionômicas ou não, de cultura e costumes motivam, muitas vezes, a aversão pessoal e de grupos. No entanto, advertiu, é preciso ampliar o sentimento de tolerância para que venhamos a viver em paz uns com os outros.
A palestra está sendo retransmitida pela TV Assembléia. Vale a pena dar uma olhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário