domingo, 20 de setembro de 2009

ESSE TEMPO LOUCO ESSE ESTADO DESPREPARADO

Um ou mais tornados devastaram municípios de Santa Catarina. As imagens mostradas pela TV são impressionantes e não deixaram dúvidas da ação de tornados. No entanto, os órgãos governamentais de meteorologia levaram uma semana discutindo se eram tornados ou uma forte tempestade.

A ação de um Tornado é imprevisível quanto ao local e torna a ação humana praticamente indefesa quanto aos bens materiais. No entanto, é possível se prever a sua ocorrência para que pessoas humanas se abriguem convenientemente. Isto se houver abrigo adequado. E no sul do país devia haver. Eles se tornam ocorrentes todos os anos.

Trabalhei no Ministério da Integração Nacional que abriga o orgão da Defesa Civil do Brasil. Pude constatar as limitações extremas como trabalham. Falta pessoal, falta equipamento, falta planejamento e o órgão que poderia trabalhar preventivamente acaba por se tornar apoiador apenas na recuperação dos efeitos dos cataclismas, sejam eles tornados ou enchentes ou deslisamentos. A Defesa Civil no Brasil involui a cada governo.

Está mais do que na hora de se dotar a nossa Defesa Civil de meios para bem realizar o seu trabalho. Afinal, crescem os prejuizos materiais e em vidas humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário