quarta-feira, 11 de novembro de 2009

64% DOS ELEITORES PREFEREM UM ESTADO FORTE

PESQUISA BBC: 64% DOS ELEITORES BRASILEIROS QUEREM MAIOR INTERVENÇÃO DO ESTADO! Notícia extraída do ex-Blog do César Maia:

1. Semanas atrás este Ex-Blog resumiu a coluna de Cesar Maia na Folha de SP, Voto da Direita, onde mostrou o perfil do eleitor francês e do brasileiro. Na parte final, disse: "IPSOS fez uma ampla pesquisa, de forma a definir ideologicamente o eleitor francês sem que ele se autoclassificasse. O resultado não correspondeu a nenhum dos partidos. O eleitor francês era majoritariamente conservador em relação aos valores e estatizante na economia. O ‘partido’ majoritário na França era de direita nos valores e de esquerda na economia. O GPP repetiu a mesma pesquisa no Brasil e aqui também, e até em maior proporção, o eleitor é de direita em relação aos valores e de esquerda em relação à economia."

2. (Globo-on, 09) A pesquisa feita a pedido da BBC em 27 países e divulgada nesta segunda-feira revelou que 64% dos brasileiros entrevistados defendem mais controle do governo sobre as principais indústrias do país. Não apenas isso: 87% dos entrevistados defenderam que o governo tenha um maior papel regulando os negócios no país, enquanto 89% defenderam que o Estado seja mais ativo promovendo a distribuição de riquezas.

3. No Brasil existe um clamor particular em relação a isso - disse Steven Kull, o diretor do Programa sobre Atitudes em Políticas Internacionais (Pipa, na sigla em inglês), com sede em Washington. O percentual de brasileiros que disseram que o capitalismo "tem muitos problemas e precisamos de um novo sistema econômico" (35%) foi maior que a média mundial (23%). A pesquisa ouviu 835 entrevistados entre os dias 2 e 4 de julho, nas ruas de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário