sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

CORRUPTOS E CORRUPTORES!

Ex-Blog do César Maia de hoje (11/12/2009):

1. A sociedade e a imprensa exigem a exclusão da política e a condenação penal dos corruptos envolvidos na orgia sistêmica com políticos do DF. Isso é uma exigência geral. Mas não se pode deixar passar a responsabilidade dos corruptores, aliás, fartamente coberta pelo código penal. No mensalão de 2005, depois de meses de CPI, nem se tocou nas empresas que estavam na origem dos fluxos do valerioduto. E os casos paralelos ou convergentes que trouxeram empresas para depor, não tiveram desdobramentos. SMP&B de Valério era um duto. Mas o abastecimento desse duto vinha de empresas que ficaram de fora do caso. Valério preservou as fontes e a RF e PF não foram a elas fora do banco (aliás, pelo mercado) pagador.

2. Agora surgem explicitamente empresas corruptoras envolvidas no esquema de corrupção do DF, com nome, sobrenome e imagens. Elas vão ficar de "fora da fotografia"? Não vão ser processadas? Não vai se declarar inidoneidade das mesmas e cancelar os seus contratos? E impedir fornecer ao setor público em todo o país? Se mais uma vez os corruptores passarem ao largo dos mensalões, com apenas um arranhão de imagem, esse processo já institucionalizado Brasil afora vai ter continuidade. Usando uma expressão da moda: vai ter sustentabilidade.

3. Ou se quebra a corrente nas duas pontas ou a ponta corruptora (essa ou outra), viva e ativa, no DF e alhures, continuará agindo com a mesma certeza da impunidade dos políticos. E com o poder do ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário