domingo, 6 de dezembro de 2009

DIRETO DA ARGENTINA, ARIEL PALACIOS!

O Blog Os Hermanos, do Jornalista argentino Ariel Palacios, registra a retomada de emissões daquilo que poderá se converter em moedas parelalas na Argentina. Resultado da grave situação econômica do país, Governadores de províncias já lançam mão de um recurso usado na década de 80, para pagamento de seus débitos:
No início desta semana a província de Buenos Aires, responsável por um terço do total do PIB argentino, anunciou que emitirá bônus para saldar as dívidas de US$ 210 milhões que possui com os fornecedores do Estado. No entanto, o governo bonaerense descartou que esteja planejando a emissão de moedas paralelas para usar como circulante.

Outras províncias, assoladas por crescentes déficits fiscais, estão em situação similar à de Córdoba. Segundo a consultoria Abeceb, o déficit fiscal primário consolidado das 24 províncias argentinas em 2009 chegaria a US$ 4,31 bilhão. Isso equivale a 1,4% do PIB da Argentina.

Os especialistas afirmam que as emissões de “moedas paralelas” aumentam as incertezas do público e dos mercados sobre o estado das finanças públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário