terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

CURITIBA A 3ª CIDADE MAIS "INTELIGENTE" DO MUNDO

Uma pesquisa da revista Forbes apontou Curitiba como a terceira cidade mais "esperta" do mundo. A pesquisa The World´s Smartest Cities, publicada no site www.forbes.com, considera esperta a cidade que se preocupa, de forma conjunta, em ser ecologicamente sustentável, com qualidade de vida, boa infraestrutura e dinamismo econômico. "É mais um reconhecimento internacional à qualidade de vida de nossa cidade", diz o prefeito Beto Richa.

Nos primeiros lugares, ficaram Cingapura e Hong Kong. Depois de Curitiba, aparecem Monterrey, Amsterdã, Seattle, Houston, Charleston, Huntsville e Calgary.

"Uma cidade esperta tem que ser mais do que ecologicamente sustentável. Tem que cuidar de infraestrutura, qualidade de vida e dos fundamentos econômicos", diz Joel Kotkin, pesquisador de Estudos de Urbanismo Futuro, autor da pesquisa da Forbes. "A tendência contemporânea é das cidades espertas serem pequenas, compactas e mais eficientes."

O sistema curitibano de transporte coletivo é citado pela revista como sendo inovador. As estratégias de desenvolvimento econômico de Curitiba são classificadas como equilibradas.

A revista afirma que as dez cidades espertas são cidades verdes e possuem know-how, aproveitando de sua localização e recursos para melhorar sua situação econômica e isto será o sustento de seus sucessos no futuro.

As cidades mais espertas do mundo:
1º - Cingapura, Cingapura
2º - Hong Kong, China
3º - Curitiba, Brasil
4º - Monterrey, México
5º - Amsterdã, Holanda
6º - Seattle, EUA
7º - Houston, EUA
8º - Charleston, EUA
9º - Huntsville,EUA
10º - Calgary, Canadá

Nenhum comentário:

Postar um comentário