terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

PODER LEGISLATIVO

Dia desses conversando com um importante político, aliás, com dois, expressei a opinião de que devíamos pensar seriamente em implantar no Brasil o sistema Parlamentarista e fui prontamente contraditado por ambos ao enunciarem que com a qualidade dos políticos que temos no Congresso Nacional jamais isso iria funcionar.

Bem, os brasileiros pensam assim mesmo: não existem partidos políticos sérios, não existem políticos sérios. Então, tudo fica como está. Há mais de cem anos que esse sistema presidencialista autoritário é praticado no Brasil sem que traga aos brasileiros a necessária estabilidade política e o desenvolvimento econômico democratico. No Brasil a política produziu pobres e muito ricos. A Classe Média esta abaixo da média.

Penso que o sistema Francês e Português, onde o Presidente da República eleito recebe a indicação de um nome para Primeiro Ministro, do partido que elege a maior bancada, cria uma possibilidade de bons nomes se interessarem por política e cria também uma maior competitivade entre os Partidos, de tal forma que passam a ter responsabilidade de mlehorar a qualidade de seus quadros e de desempenho de seus Parlamentares. Com isto ganha a sociedade como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário