domingo, 25 de abril de 2010

O ELEITOR E AS ELEIÇÕES

Em outubro teremos eleições para Presidente, Governadores, Senadores e Deputados Estaduais. Como se enquadra os eleitores diante dos Candidatos? Quais são suas aspirações? Em quem vão votar e por qual motivação?

Em artigo de hoje no Jornal O Estado de São Paulo, o neurolinguísta norte-americano George Lakoff, identifica situações que merecem análises. Diz ele que em geral o eleitor constroi as suas aspirações ideológicas a partir da formação familiar. Desta forma as pessoas são em certos aspectos conservadoras e em outros, liberais e progressistas.

O conceito tradicional da razão não consegue explicar o modo como os eleitores escolhem os seus candidatos. De qualquer forma, afirma ele, "o eleitor precisa se identificar" e desta forma pelo voto melhorar a qualidade da política que quer ver executada.

Assim, tanto quanto o candidato precisa ser claro em suas posições para comunicar a política que quer implementar, também o eleitor precisa ter clara a sua posição, para que resulte desse encontro a boa política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário