quinta-feira, 6 de maio de 2010

APOSENTADOS NO BRASIL

A Câmara dos Deputados acaba de aprovar aumento dos proventos da aposentadoria na faixa de 7,7%. É a primeira vez que o Legislativo brasileiro, na atualidade, aplica o princípio da isonomia entre trabalhadores da ativa e aposentados. Ocorre que o aumento concedido poderá ser vetado pelo Presidente da República.
Na verdade os aposentados brasileiros vem sendo "tungado" pelo Governo faz muito tempo. Por exemplo, aposenta-se com 10 salários mínimos no teto e anos depois progressivamente vão se perdendo ganhos e distanciando daquele teto. Essa crueldade continua até os dias de hoje, porque os técnicos do Governo entende que inflação somente corroi o ganho dos trabalhadores que se encontram em atividade.
Pior, ainda, foi a imposição aos aposentados em voltar a contribuir para a Previdência Social. Isto é uma prática criminosa contra aqueles que contribuiram efetivamente para o fundo da previdência social e porque o Governo pendurou as pensões sociais daqueles que nunca contribuiram, na mesma conta da Previdência Social, esta passou a ser deficitária.
Na verdade a Previdência Social no Brasil, se considerarmos apenas aqueles que efetivamente contribuíram, é superavitária. Não precisavam tomar dos aposentados o que eles não têm obrigação de pagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário