quarta-feira, 26 de maio de 2010

O MOVIMENTO COMUNITÁRIO

O movimento comunitário organizado contribui para a transformação da qualidade de vida das pessoas em nossas Cidades. A organização comunitária deve influir nas decisões de planejamento do que queremos para os nossos bairros, nas decisões da formação do orçamento público, que é a lei que regulamenta como arrecadar e como gastar os impostos arrecadados. É assim que ocorreu nas nações que chamamos de primeiro mundo.

As pessoas vivem no município e em seus bairros e em suas residências. Então é a partir destas unidades de organização social que construimos a sociedade moderna e os espaços de bem estar que queremos para nós, hoje, e para as futuras gerações.

A busca de qualidade de vida em espaços públicos e privados bem estruturados, dotados de habitação digna, com saneamento básico e equipamentos sociais como postos de saúde, creches, escolas, áreas de lazer, assim como a existência de transporte coletivo eficiente, além é claro, de oportunidades de emprego e renda o mais próximo possível do local de moradia é que vai determinar o estado de bem estar social desejado.

A Justiça Social de que tanto falamos é a oferta de oportunidades iguais para todos da comunidade, a fim de garantir condições dignas de trabalho, de estudos, de segurança, para que as pessoas possam desenvolver suas potencialidades individuais para uma vida coletiva mais igualitária.

Em Campo Grande o movimento comunitário vem se organizando há muitos anos e tem tido influencia positiva estruturação da nossa Cidade. Esse movimento é reconhecido como Associações de Moradores, Sindicatos, Entidades Filantrópicas, entre as quais a nossa Santa Casa, Hospital São Julião e diversas outras organizações não governamentais.

Especialmente as Associações de Moradores, que está organizada em torno da UMAM, com cerca de vinte e cinco anos de existência, tem expressão e é respeitada por nossas autoridades do município e do Estado. A nova Diretoria da UMAM que assumiu neste dia 24 de maio de 2010, tendo a frente o Advogado Dr. José Gondim, terá uma tarefa importante a cumprir em apoio a nossa população em parcerias com os Poderes constituídos na realização de políticas públicas de interesse geral. Desejamos sucesso nessa grande empreitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário