terça-feira, 25 de janeiro de 2011

“Política,Direito e Economia: para um Estado republicano".

O amigo Justista Marco Aurelio Borges de Paula, lança importante livro sobre temas de Direito Público. Veja esta síntese:

(...) Fatos e queixumes expõem, às claras, a barbárie e a fortíssima intensificação da descrença de todo um povo na virtude do homem público, bem como na adequação funcional das instituições quanto ao seu papel que é (1) de garante do Estado Democrático de Direito e (2) de promotor dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, como a erradicação da pobreza (...)”.

O autor aponta uma reformulação no modo de gestão pública: gestão de inclusão. “(...) Há, de fato, uma tendência a infantilizarem o povo brasileiro, a mantê-lo afastado e, pois, desinformado. Temos mesmo, tal como sugere Ives Gandra, um cenário eivado pela dicotomia entre duas classes de cidadãos: a classe privilegiada, dos detentores do poder, e a classe desprivilegiada, ou seja, os cidadãos comuns, que não são agentes públicos e que devem suportar uma pesada carga tributária que vez ou outra retorna em serviços públicos, como a educação. Existe, inegavelmente, uma tendência de alguns dos nossos políticos se esquecerem de seus representados a partir do momento em que são eleitos. Daí o porquê da crise da democracia representativa, da falta de credibilidade do povo nas instituições públicas (...)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário