segunda-feira, 23 de maio de 2011

PMDB E REFORMA POLÍTICA

Estivemos em Curitiba participando do Encontro de formação de Mediadores para aplicação dos cursos da Fundação Ulysses Guimarães no Estado do Paraná.

Ao lado das palestras fucadas na formação política, tivemos a oportunidade de ouvir o Deputado Alceu Moreira do PMDB/RS que prestou importantes informações quanto a Reforma Política. Para ele Reforma Eleitoral, porquanto não irá além de requacionar o sistema eleitoral vigente.

A Bancada Federal do PMDB estará contribuindo com idéias passíveis de consenso e tornará público a lista de proposições: 1) Fim das coligações partidárias; 2) obrigatoriedade de segundo turno em todos os municípios; 3) alinhamento das eleições em todos os níveis, da Presidência da República até Prefeituras Municipais; 4) voto distrital Misto: a) 50% dos cargos com candidatos em lista fechada partidária, onde a disputa deve ocorrer dentro do Partido para o posicionamento na lista – o que servirá para valorizar a Instituição dos Partidos Políticos; b) 50% no sistema atual universal em que o candidato busque os votos diretamente e até mesmo fora do distrito.

A preocupação dos políticos hoje é mudar o sistema para que os eleitores voltem a acreditar na política e nos políticos, com a oportunidade e responsabilidade de elegerem pessoas de bem para representá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário